top of page

3 coisas que você deveria saber antes de começar um negócio

  • Foto do escritor: Cecilia Gomes
    Cecilia Gomes
  • 26 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de jun.

Mesa de trabalho com luminária, suculentas, organizador roxo, caderno amarelo. Quadro com lembretes. Caneca "C. Gomes". Ambiente iluminado.

São algumas décadas fazendo a gestão de negócios, participando de aceleração de startups e novos negócios, dando mentoria, ensinando gestão financeira... Pensando nos clientes que já atendi e, especialmente, naqueles que ainda espero atender, resolvi escrever sobre 3 coisas que você deveria saber antes de começar um negócio na esperança de melhorar as estatísticas sobre fechamento de empresas e, principalmente, ajudar você que chegou a qui a não cometer esses erros. Vamos lá?


1. Abra um negócio e os clientes virão

Infelizmente não é assim que funciona. Hoje a concorrência é muito grande e começar, ou mesmo, manter um negócio vai demandar um bom investimento de tempo, dinheiro, dedicação e muita energia. No início você vai vender para algumas pessoas, provavelmente dentro da sua bolha, e vai achar que o jogo está ganho. Mas isso paga suas contas? Por quanto tempo? Qual o esforço de venda para fazer sua base de clientes (100% pagantes) crescer de forma consistente e estourar a sua bolha?


2. Ter um bom produto não basta


É muito comum ver pessoas muito talentosas querendo abrir um negócio em que vai usar esses talentos. Uma pessoa que adora cozinhar querendo abrir um restaurante, por exemplo. Digo sempre que colocar um site no ar / abrir um Instagram oferecendo um produto/serviço é mole. Duro é montar toda a estrutura necessária para dar suporte ao que você disse que faz e entrega. Tem que divulgar, vender, produzir, entregar, cobrar, receber, pagar as contas, manter sua base de clientes viva… E tudo de novo no dia seguinte.


3. Sem entender a dor do seu público, você vai atirar no escuro


Qual o público que você quer atender? Qual a demanda desse público não está sendo atendida? O que ele valoriza em um produto/serviço? Preço, velocidade na entrega, qualidade… O que ele considera como qualidade? Qual o tamanho desse mercado? É a sua bolha que vai manter seu negócio funcionando? Sua proposta de valor precisa ser bem estruturada. Propostas genéricas costumam gerar pouco interesse e vendas difíceis.


Ou seja, vai ter muito erro antes dos acertos. Se você não tem recursos (tempo e dinheiro) para investir, é preciso fazer tudo para não dar tanta cabeçada logo no início da jornada.


Já pensou que você não precisa (nem deve) fazer tudo sozinho?


Muita gente tenta economizar fazendo tudo: financeiro, atendimento, entrega, marketing… Ter apoio (mesmo que terceirizado) acelera e clareia o caminho. Empreender é um aprendizado constante, mas você não precisa aprender tudo da forma mais difícil.


Posso ajudar você nessa jornada montando uma estrutura mais organizada para as diferentes etapas do seu negócio.


Que tal? Vamos conversar? Entre em contato através do e-mail cgomes@cgomes.com.br ou clique aqui.

 
 
  • Preto Ícone YouTube
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram
  • Black LinkedIn Icon
bottom of page