top of page
Buscar
  • Foto do escritorCecilia Gomes

Seu negócio está preparado para fazer suas vendas crescerem?


imagem de um elefante branco e o título do post

Apesar de totalmente contraintuitivo, vender mais pode não ser a solução de todos os seus problemas.


Se você precisa pagar seus fornecedores antes de ter recebido dos seus clientes, você precisa ter caixa suficiente para fazer essa engrenagem girar. À medida que suas vendas vão crescendo, será preciso desembolsar cada vez mais para pagar os fornecedores antes de ter recebido dos seus clientes. Seu caixa está preparado para isso?


Assim, é importante ter um real entendimento dos números do seu negócio e organizar a casa antes de sair dando soluções mágicas e, principalmente, investindo em uma maior força de vendas.


A gestão financeira é crítica para o sucesso e a sustentabilidade dos negócios. Existem vários problemas e desafios que as empresas enfrentam nessa área, como por exemplo:


  • Fluxo de caixa insuficiente: Para um negócio ser sustentável, como mencionei acima, é preciso que o caixa esteja preparado para suportar o modelo de negócio. A falta de caixa pode levar a dificuldades para pagar contas, fornecedores e funcionários, bem como investir no crescimento do negócio. Um negócio pode viver muito tempo sem faturar um único real ou tendo prejuízo, se tiver alguém colocando dinheiro para mantê-lo funcionando.

Falta de receita não quebra o negócio. Falta de caixa sim.
  • Se endividar sem analisar a real necessidade do empréstimo: Pegar empréstimo para tapar buraco do caixa sem resolver o que causou o buraco pode ser muito perigoso. Analise bem o que está errado no seu modelo de negócio. Só pegue um empréstimo sabendo como resolver o que está criando o problema. Dívida deve fomentar crescimento, caso contrário em pouco tempo você vai precisar fazer novos empréstimos para cobrir o buraco que vai reaparecer.

  • Falta de orçamento e planejamento financeiro: Você sabe quanto custa manter o seu negócio rodando? É fundamental ter um orçamento base e ir acompanhando seus gastos mensalmente para ver se o que você planejou está funcionando. Você precisa ter um olhar crítico sobre os seus números e ir fazendo os ajustes necessários.

Lembre-se, o Excel aceita tudo que você colocar nele.
  • Falta de cuidado com seus custos: Custos de pessoal, pagamento de juros de empréstimos, exagerar no estoque de matéria prima e mercadorias, prazos de pagamento e recebimento muito desalinhados... podem drenar seu caixa e impactar os seus resultados.

Fazer gestão financeira não é ficar pagando contas sem olhar o que está pagando.

Gestão financeira demanda um olhar criterioso sobre o que está acontecendo na empresa e como isso está afetando seu caixa.


Para evitar esses problemas, as empresas precisam de uma gestão financeira eficaz, incluindo planejamento, controle e monitoramento rigorosos de suas finanças.


Assim, é fundamental se fazer a pergunta: Seu negócio está preparado para fazer suas vendas crescerem?


Quer saber como melhorar a gestão financeira do seu negócio e prepará-lo para crescer? Entre em contato e vamos conversar :)

Comments


bottom of page