Os benefícios do planejamento: Perda de tempo ou garantia de melhores resultados?
- Cecilia Gomes

- 23 de jul.
- 3 min de leitura
Qual a palavra da língua portuguesa que você mais gosta?
Nossa língua é muito rica e temos palavras cheias de poesia, significado, sonoridade... para todos os gostos. Mas já parou para pensar em palavras que são maravilhosas pelo potencial de impacto que elas carregam? Nessa categoria, considero a palavra PLANEJAMENTO uma das melhores rs.
Planejamento é perda de tempo?
Planejar dá trabalho e muita gente ignora essa etapa ou passa muito rápido por ela, especialmente por não entender sua relevância.
Na internet há vários conteúdos falando que para cada hora gasta no planejamento, economiza-se no mínimo 3 horas na execução. Se a gente pensar no que isso significa em economia de outros recursos, estamos falando de gente e, consequentemente, dinheiro, caixa.
Mas quais os benefícios do planejamento?
Quando falamos de gestão, planejamento é o que vai garantir uma vida menos caótica em que a gente passa o tempo todo apagando fogo. Vale para a vida pessoal, vida profissional, para os negócios... Se você tem metas e quer atingir certos objetivos, precisa se planejar.
Na vida pessoal, por exemplo, não tem como manter uma alimentação saudável sem se organizar para ter comida saudável para comer, seja tendo os ingredientes necessários para cozinhar ou tendo como comprar comida saudável já preparada. Se você não se planejar, vai acabar comendo o que tiver por aí e a “dieta” vai para o beleléu.
Planejamento traz melhores resultados?
Nos negócios não é diferente. Será preciso ter um planejamento, incluindo um orçamento base, a ser seguido. Para atender seus clientes, você tem que planejar o que vai produzir e garantir que vai ter os “ingredientes” disponíveis para tal.
Só que é a vida real que vai dizer se o que foi planejado realmente funciona. Então é preciso criar ciclos de execução, avaliação e ajuste e replanejar, sucessivamente. O famoso P (planejar) D(fazer) C(verificar) A(agir):
Planejar (Plan): Definir metas, identificar problemas, analisar causas, desenvolver planos de ação e estabelecer indicadores de desempenho;
Fazer (Do): Implementar as ações planejadas em pequena escala, documentando o processo e coletando dados;
Verificar (Check): Analisar os resultados obtidos, comparando-os com o planejado e identificando desvios;
Agir (Act): Padronizar as ações que trouxeram bons resultados, corrigir as que não tiveram sucesso e planejar novas ações para melhoria contínua.

Especialmente para quem está começando um negócio e não tem muitos recursos humanos, financeiros..., é fundamental planejar bem para evitar desperdício.
Mas atenção: Lembre-se que quanto mais cedo você “começar” melhor. Não precisa ter o produto pronto. Você precisa testar suas hipóteses de negócio e ir fazendo os ajustes necessários o quanto antes. Desenvolva um MVP, ou Produto Mínimo Viável para os íntimos, contendo as funcionalidades essenciais para que o produto/serviço funcione e seja testado pelo público-alvo.
Para quem já está com a operação rodando há mais tempo, apesar das promessas de que o planejamento trará mais produtividade e tranquilidade, pode haver resistência na sua adoção. Isso acontece muito quando outras tentativas já foram feitas e não funcionaram, dando uma ideia de que só significará mais trabalho. Uma boa tática pode ser a realização de um “acordo” com a implementação sendo feita em ondas.
Imagine um futuro em que se bate menos cabeça e há menos incêndios a serem apagados...
Quer saber mais e entender como podemos fazer esse futuro acontecer? Entre em contato através do e-mail cgomes@cgomes.com.br ou clique aqui.
Sobre a autora:
Cecilia Gomes é profissional com +25 anos de experiência em desenvolvimento de negócios e gestão de empresas. Consultora de Gestão Financeira para empresas e gestão de processos, atua também como CFO para PMEs. Como empreendedora, atuou no ramo de alimentação industrial, fornecendo alimentação para empresas da construção civil. Foi Diretora Financeira e de Operações por 10 anos da Ccaps Translation e Localization e por 4 anos do CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Foi Diretora de Marketing da ABMEN - Associação Brasileira dos Mentores de Negócio (2018 / 2019) e é mentora certificada PMBM de programas do B2Mamy, Inovativa Brasil e Founder Institute entre outros.


