Mais do que nunca, é preciso melhorar nossa gestão, tanto no que diz respeito aos gastos quanto às receitas.
Todo empreendedor deve rever constantemente sua estrutura de custos e despesas e fazer as adequações necessárias para preservar ao máximo seu caixa. O mesmo vale para os profissionais liberais tais como professores de ginástica, fonoaudiólogos, terapeutas em geral....
Cortar gastos deve ser sempre considerado, mas hoje eu quero falar com você sobre como receber seus pagamentos remotamente. Tenho observado que muitas empresas e profissionais estão acostumados a receber somente no próprio estabelecimento, no ato do pagamento.
A pandemia fez com que muitos serviços passassem a ser oferecidos online e inseriu para sempre nas nossas vidas as compras online. Com isso, é muito importante tranquilizar ao máximo os clientes, deixando-os seguros para pagamentos virtuais e facilitar como você puder este processo para eles.
Este artigo poderia se resumir em uma única palavra: PIX
Com um contingente tão grande de desbancarizados, questões de segurança e a dificuldade de troco, o PIX, criado em 2020, veio para ficar e está em todo lugar. Hoje, seja online ou presencialmente, não é possível imaginar um negócio que não ofereça o PIX como meio de pagamento. Que o digam taxistas, o vendedor de coco, a quitanda da esquina e qualquer prestador de serviço ou e-commerce.
Boleto
O boleto é uma forma de pagamento interessante pois não gera qualquer custo para o seu cliente e ele pode pagar facilmente por qualquer internet banking ou app de banco.
Os principais serviços irão notificar você do pagamento em até 24h e farão a transferência em até 48 horas. Para o seu negócio, pode haver algum custo de emissão do boleto, dependendo do seu banco.
Se seu banco é digital, como Inter e Nubank, por exemplo, você pode usar os boletos a que tem direito para fazer depósitos e enviá-los aos seus clientes, de forma gratuita.
Caso o seu banco cobre pela a emissão de boletos bancários, recomendo comparar os valores cobrados pelo seu banco com outras plataformas de vendas online como Asaas, Gerencianet, Conta Azul, Boleto Fácil / Juno, Safe2Pay... Geralmente essas plataformas não cobram taxas de emissão, apenas por boletos pagos.
Algumas plataformas também gerenciam pagamentos por cartão de crédito, assim você pode concentrar essas duas modalidades em uma mesma plataforma, caso opte por dar ainda mais opções para o seu cliente.
Cartão de crédito/débito
Caso você ainda não aceite cartão de crédito como forma de pagamento dos seus produtos ou serviços, vale a pena considerar.
Com a crise, muita gente está precisando de um pouco mais de prazo para pagar suas despesas e até mesmo realizar parcelamentos. Ao permitir o recebimento via cartão de crédito, você abre mais uma possibilidade e ainda ajuda o seu cliente a organizar o pagamento de suas despesas.
Para quem atende online, é possível criar facilmente um sistema online de pagamento usando plataformas de pagamento como PagSeguro UOL, Mercado Pago, Paypal...
Não sendo possível usar a maquininha, você pode receber o pagamento enviando um link para o cliente via WhatsApp ou mesmo e-mail. Os links são gerados pelas próprias plataformas.
Outra maneira de receber via cartão de crédito é através de alguns aplicativos de celular como o PicPay, Ame e Iti. Para receber através desses aplicativos é preciso fazer um cadastro. Tanto você quanto o seu cliente devem ter o app instalado no aparelho de celular. É preciso pesquisar as condições e taxas de cada um, bem como limites.
Do ponto de vista da gestão financeira, é fundamental considerar o volume de recebimentos, descontos e os prazos oferecidos para cada modalidade de recebimento mencionada.
Quer saber mais sobre como melhorar a gestão financeira do seu negócio? Entre em contato, clicando aqui.
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