Engajamento de seus colaboradores para melhores resultados
- Cecilia Gomes

- 17 de jul.
- 3 min de leitura
Adoro o seriado Suits e, com alguma frequência, volto a ele sempre que estou com preguiça de procurar alguma coisa para ver. Infelizmente isso é um pouco frequente e ontem acabei aqui novamente.

Essa imagem é de uma cena que todo fã conhece, pois é a primeira vez que Mike Ross e Rachel Zane se encontram (S1 E1), quando ela fica encarregada de recepcioná-lo na chegada ao novo emprego. Eles passam pelas diferentes áreas da empresa, trocam impressões sobre chefes, ela diz o que ele deve esperar e por aí vai.
Fiquei pensando o quanto as empresas se preocupam em dar as “boas-vindas” aos novos contratados além do “proforma” e o quanto entendem a importância disso para o engajamento dos colaboradores desde a sua chegada.
Processos, sempre processos.
Confesso que eu mesma já falhei nisso lá no início da minha carreira. Não tinha RH na empresa, tínhamos um DP que ficava sob a minha responsabilidade. Ou seja, querendo ou não, era eu que deveria me preocupar com o que acontecia na entrada de novos colaboradores.
Por não ter montado um processo que cobrisse essa etapa da contratação, acabei escutando de uma nova colaboradora que ninguém tinha se dado ao trabalho de “falar sobre a empresa, o trabalho, a cultura...” com ela e o impacto disso no seu processo de adaptação. Levei um susto tão grande que nunca esqueci desse momento e passei a dar a importância e atenção devida a esta questão.
Infelizmente, o que eu vivi ainda acontece e vejo colaboradores pouco acolhidos pelo novo chefe, que acaba perdendo uma excelente oportunidade de apresentar o novo mundo do qual aquela pessoa passa a fazer parte. Mesmo que tudo faça parte de um material de boas-vindas, esse momento da chegada é muito relevante.
O processo de onboarding e o engajamento de seus colaboradores para melhores resultados
Sei que o dia a dia é complicado e sempre falta tempo, mas se preparar para receber alguém que está chegando é fundamental para o sentimento de pertencimento e futuro engajamento do colaborador com a empresa e resultados esperados. Quando nos sentimos pertencendo a uma equipe, com certeza há mais identificação com o objetivo comum.
Não está fácil contratar bom talentos. Aliás está bem complicado. Se você já fez o mais difícil que foi fazer um processo seletivo e achar o candidato para a vaga aberta, não vamos correr o risco de estragar tudo logo na largada, não é?
Foco no que for mais relevante nesta hora
Pensando sempre em apoiar empreendedores, fiz uma listinha rápida de questões que considero importantes neste processo de acolhimento e engajamento. São elas:
Apresentação da equipe, estrutura e cultura organizacional, incluindo questões estratégicas do negócio sempre que for o caso;
Apresentação de metas individuais e de grupo;
Tour físico ou virtual pela empresa;
Apresentação dos treinamentos disponíveis;
Alinhamento de rotina e supervisão direta;
Expectativas de comportamento e aderência às políticas internas;
Ações de boas-vindas e participação em eventos internos, campanhas e iniciativas da empresa;
Estímulo ao senso de pertencimento.
Uma versão em PDF pode ser baixada na área de downloads, clicando-se aqui.
Quando existe um processo estabelecido e os colaboradores são treinados para segui-lo, fica mais fácil não haver atropelamentos pelo dia a dia conturbado das empresas e evitar a bateção de cabeça. Mas lembre-se sempre da parte do treinamento. Escrever os processos e deixá-los guardados não terá qualquer resultado.
A reorganização de processos e o treinamento de funcionários não pode ser visto como despesa. São custos que precisam ser encarados como investimentos para melhoria de resultados e retenção de talentos.
Quer saber mais como fazer o seu negócio crescer? Entre em contato através do e-mail cgomes@cgomes.com.br ou clique aqui. Vamos conversar?
Sobre a autora:
Cecilia Gomes é profissional com +25 anos de experiência em desenvolvimento de negócios e gestão de empresas. Consultora de Gestão Financeira para empresas e gestão de processos, atua também como CFO para PMEs. Como empreendedora, atuou no ramo de alimentação industrial, fornecendo alimentação para empresas da construção civil. Foi Diretora Financeira e de Operações por 10 anos da Ccaps Translation e Localization e por 4 anos do CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Foi Diretora de Marketing da ABMEN - Associação Brasileira dos Mentores de Negócio (2018 / 2019) e é mentora certificada PMBM de programas do B2Mamy, Inovativa Brasil e Founder Institute entre outros.


