• Cecilia Gomes

Produtividade no trabalho Home Office

Atualizado: Jul 18



No mundo do empreendedorismo (especialmente entre pequenos empreendedores) o home office já é algo bem corriqueiro. Porém, na última semana o mundo mudou com a epidemia do coronavírus e mesmo as pessoas que trabalham em escritórios, coworkings ou grandes corporações se viram obrigadas a trabalhar de casa.


Em casa há, sim, muitas distrações. Os afazeres domésticos mais comuns, que geralmente ficam esquecidos enquanto estamos no trabalho, ficam por perto chamando: roupa para lavar, louça na pia, roupa dobrada para guardar, chão para varrer, comida para fazer… 


Em casa tem também cama e sofá, sempre nos convidando a passar um tempo de preguiça.


Também temos os familiares e filhos, geralmente afastados durante todo o dia, e que, neste momento, estão bem perto com suas demandas, barulhos e rotinas.


Como se não bastasse tudo isso, durante a quarentena ainda há um desafio extra: manter-se concentrado no trabalho, sem se focar em demasia nas notícias e nas novas informações constantes sobre a epidemia no mundo.


Mesmo para quem já está acostumado a fazer home office e já se depara diariamente com uma série de questões relacionadas a trabalhar dentro de casa, este é um período muito mais desafiador.


Por isso, separei algumas dicas muito importantes para aumentar a produtividade de quem está fazendo home office:


  • Método Pomodoro. Esse é um método de gerenciamento de tempo bastante simples e eficaz. Sabe aqueles timers de cozinha, para marcar o tempo de cozimento dos alimentos? O nome remete a estes velhos timers, que muito comumente têm formato de tomates (pomodoro, em italiano). Como funciona esse método? Você intercala intervalos de tempo cronometrados de foco em alguma tarefa e descanso.  A técnica: durante 25 minutos você se foca inteiramente (sem interrupções) na execução plena de uma mesma tarefa. Depois, faça uma pausa de 5 minutos para ir ao banheiro, ou dar um telefonema rápido ou responder uma mensagem de whatsapp. Retome suas tarefas de trabalho em um novo ciclo de 25 minutos. A cada 3 ciclos de 25 minutos, faça uma pausa maior, de 15-20 minutos. Esse método traz um aumento de produtividade surpreendente! E o melhor: é completamente gratuito.


  • Mantenha seus horários e rituais normais. Tente seguir acordando nos mesmos horários de sempre. Na medida do possível, finja que vai sair para trabalhar no escritório, fora de casa. Com despertador, acorde no horário, tome seu banho, troque de roupa. Não fique de pijama, isso nos traz uma sensação de que não deveríamos estar trabalhando naquele momento. Tome seu café da manhã e deixe café pronto na garrafa térmica. Comece suas atividades pela mesma ordem que você normalmente faz no escritório. Por exemplo, se você sempre começa seu dia lendo e respondendo emails, tente fazer da mesma forma. Pare para almoçar por 1 hora se possível. Ligue por telefone para seus colegas de trabalho com quem você costuma trocar no dia a dia. Tudo isso vai ajudar você a se sentir trabalhando de maneira normal. Ah! Não se esqueça de respeitar fins de semana e feriados, da mesma forma que você faria caso não estivesse de home office.


  • Trabalhe perto da janela. Não subestime o poder e a influência da luminosidade do dia, especialmente dos raios de sol, em nossa forma de organizar a vida e nos concentrarmos em atividades. Evite se fechar em ambientes herméticos e completamente fechados, como pequenos quartinhos e nicho.


  • Tire um tempinho pra você. Se você estivesse no trabalho, você tiraria 1 hora de almoço ou mais, e nesse tempo, provavelmente você iria a um restaurante, fazer as unhas, resolver alguma coisa, jogar um jogo no celular, ouvir uma música nos seus fones de ouvido, ou sentar num banco ao sol com os olhos fechados. Ou seja, você teria diariamente um tempinho pra você. Em casa, assegure que este tempinho ocorra: depois do almoço, tome seu café com calma, leia um pouco, telefone para uma amiga. Se você for do time do cochilo, 20 minutos de sono podem ser extremamente reparadores! Isso vai te dar forças para seguir com mais foco pelo resto do dia.


  • Desconecte-se. As redes sociais, o whatsapp, os joguinhos… tudo no seu celular, ao alcance da mão, o tempo todo. O ideal é se desconectar de verdade, desligar o wi-fi do seu telefone e se focar nas tarefas de trabalho. Se for muito complicado para você se desconectar por muito tempo, utilize o Método Pomodoro para controlar também o uso das redes. A avalanche de notícias sobre os avanços da epidemia no Brasil e no mundo geram muita ansiedade. Busque separar um tempo por dia (cerca de uma hora) para informar-se sobre os reais acontecimentos, mas não permita ser atropelado por toda e qualquer notícia, áudio, mensagem compartilhada que chegam de todos os lados, a qualquer instante. Não se deixe interromper tanto, e você baixará seus níveis de ansiedade e ficará mais produtiva.


  • Mantenha mente e corpo ativos! Essa é a hora de fazer algum exercício físico dentro de casa. Pode ser dançando, acompanhando vídeos ou aulas de ginástica online, pulando corda ou fazendo abdominais. Mas não dá para ficar totalmente parado. E para manter a mente ativa…. Há muitas possibilidades. Diversos cursos online estão sendo liberados gratuitamente e há outros, pagos, que você provavelmente sempre quis fazer - esse pode ser um excelente momento! Leia livros de ficção e teóricos. Faça cruzadinhas e jogue jogos que envolvam lógica com os seus familiares. Movimentar o corpo, ler, estudar e pensar vai te ajudar a manter a produtividade.


Por falar em curso online, já pensou em aproveitar este período para aprender como gerir as finanças do seu negócio? Entre em contato para saber quando será a próxima turma do nosso Workshop de Gestão para Empreendedores Online.

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