O que o jeito de falar do Yoda ensina sobre estratégia de negócios
- Cecilia Gomes

- 4 de ago.
- 3 min de leitura
Atualizado: há 3 dias
Como um detalhe bem pensado pode fazer toda a diferença e ser tudo que seu negócio precisava para prosperar.
Em abril deste ano, George Lucas, que dispensa apresentações, foi convidado a falar na TCMFF 2025, Turner Classic Film Festival.

Ele falou sobre a franquia StarWars e sobre o poder da repetição. Hoje, embora nem todos os títulos da saga sejam unanimidade, a franquia já conta com 12 filmes e várias séries para TV, incluindo animações e live-action.
Aliás, se você não viu a mais recente, Andor, já fica aqui minha dica para o fim de semana. Espetacular!!
Bom, voltando ao tema principal...
Durante a entrevista (fique tranquilo, coloquei um link no final do artigo), ele é questionado sobre a razão de Yoda falar trocando a ordem das palavras, considerado um mistério que especialmente fãs gostariam de desvendar.
Então ele explica:
Ele tinha um desafio, que era fazer as pessoas, em especial o público bem jovem e de adolescentes, que foi ver um filme de ação, prestar atenção nas partes em que Yoda falaria. Como o filósofo do filme, as conversas seriam longas, densas e poderiam acabar facilmente ignoradas.
Foi então que ele decidiu inverter as palavras.
Se Yoda falasse como qualquer outra pessoa, os diálogos poderiam ficar monótonos e ninguém prestaria atenção.
E o que originalmente era a solução para um desafio real acabou se tornando uma marca registrada, gerando muitas referências, memes... e objeto de desejo transformado em todo tipo de mercadoria que você puder imaginar.
A solução foi 100% criatividade, foco no seu público e no que ele precisava para gerar engajamento com o conteúdo com impacto na estratégia de negócio.
É esse tipo de pensamento que transforma um detalhe em diferencial.
Na gestão dos pequenos negócios, acontece a mesma coisa: conhecer o seu público, entender como ele se comporta e o que valoriza, e usar esse conhecimento para ajustar seu produto, sua comunicação, sua entrega.
O que o jeito de falar do Yoda ensina sobre estratégia de negócios?
Nem sempre a melhor resposta está em fórmulas prontas.
Às vezes, a solução mais eficaz é simples, criativa e personalizada — como fazer o Yoda falar de trás pra frente.

Olhe com atenção para os desafios do seu negócio. Talvez a resposta esteja numa escolha pequena, mas certeira.
Que tal começar por aí?
Quer saber como posso ajudar? Entre em contato. Fez sentido para você? Comente e compartilhe para ajudar outros negócios a crescerem e salve para consultar depois.
Esse clip tem só a parte em que ele responde a pergunta, mas, clicando nele, vc consegue assistir a entrevista completa.
Sobre a autora:
Cecilia Gomes é profissional com +25 anos de experiência em desenvolvimento de negócios e gestão de empresas. Hoje lidera a CGomes Consultoria e Mentoria, onde conecta gestão estratégica e gestão financeira a tendências como ESG, sustentabilidade e inovação, ajudando empresas a crescerem alinhadas às novas demandas do mercado.
Como empreendedora, atuou no ramo de alimentação industrial, fornecendo alimentação para empresas da construção civil. Foi Diretora Financeira e de Operações por 10 anos da Ccaps Translation e Localization e por 4 anos do CEBDS - Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável. Foi Diretora de Marketing da ABMEN - Associação Brasileira dos Mentores de Negócio (2018 / 2019) e é mentora certificada PMBM de programas de B2Mamy, Inovativa Brasil e Founder Institute entre outros.


