top of page
Buscar
  • Foto do escritorCecilia Gomes

Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino


título do post sobre imagem decorativa com frases motivacionais

Empreender decididamente não é para qualquer pessoa. É aquela história de matar um leão por dia. Se você ainda é EUquipe, então, nem se fala. É um tal de buscar cliente, fazer proposta, entregar o que já vendeu ... tudo ao mesmo tempo e misturado.


Desde 2014, quando foi instituído pela ONU, o dia 19 de novembro é celebrado como o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, com o objetivo de reconhecer e celebrar as conquistas financeiras das mulheres. O empreendedorismo, apesar de todos os desafios impostos às mulheres, geralmente mais sobrecarregadas com outras atividades relacionadas ao cuidado da família em geral, é uma importante fonte de receita para as famílias e representa uma parte importante da força econômica na nossa sociedade.


De acordo com pesquisa feita pelo SEBRAE/IBGE, "o número de mulheres donas de negócios no Brasil chegou a 10,3 milhões, segundo a pesquisa Empreendedorismo Feminino 2022, realizada pelo Sebrae com dados do IBGE. A soma de mulheres à frente de empreendimentos é recorde, desde que a pesquisa começou a ser feita, em 2016."


Mas como fazer para dar conta de tanta coisa ao mesmo tempo? Ter uma rede de apoio de empreendedores e empreendedoras ajuda muito a cortar caminhos e a dividir dúvidas e desafios.


Tenho a sorte de ter muita gente bacana com quem sei que posso contar nessa jornada e que sabem que podem contar comigo, como, por exemplo, a B2Mamy, a ABMEN e o Núcleo RJ do Grupo Mulheres do Brasil. Espero que você também tenha e que se apoiem mutuamente.


A B2Mamy, em uma ação com a Mustela, montou um painel na casa B2Mamy com frases relacionadas a empreendedorismo e maternidade.


Pensando sobre minhas experiências tanto como mãe, empreendedora e mulher, contribui com essa que está na imagem.

Placa com a frase: Você não pode deixar ninguém te dizer como você está se sentindo

Quantas vezes temos nossos sentimentos questionados ou já questionamos os sentimentos de outras pessoas?


Até entendo que as pessoas possam fazer isso por amor, por querer proteger a outra pessoa de uma grande decepção ou algo parecido. Só que alguns comentários acabam sendo muito mais do que isso e podem impactar de maneira muito negativa quem os recebe.


Fazer coisas que demandam mais coragem e independência, correr riscos e ousar pensar grande, como empreender, por exemplo, não são coisas para qualquer pessoa e muita gente prefere não passar por isso. E tudo bem. Não tem certo ou errado. É de cada um, de cada uma.


Lembrando que coragem não é falta de medo mas a energia empregada para superar o que está em jogo.


Já deixei de fazer coisas por ter dado muito mais importância do que deveria à opinião dos outros. Nunca vou saber onde poderia ter chegado se tivesse confiado mais em mim, se tivesse arriscado mais... Sou muito feliz, realizada e orgulhosa do caminho que estou trilhando e, principalmente, mais capaz de ignorar o que não me ajuda a viver a vida que eu quero.


Como canta o Lulu Santos em "Apenas mais uma de amor":

Se amanhã não for nada disso Caberá só a mim esquecer O que eu ganho, o que eu perco Ninguém precisa saber

Quando duvidarem de você, da sua capacidade, dos lugares que você está buscando ocupar... pense se o que está sendo dito é realmente sobre você. Geralmente, o que as pessoas falam diz muito mais sobre elas do que do outro.


Aliás, tem cada mensagem mais inspiradora do que a outra nessa parede lá na Casa B2Mamy. Vale passar na casa para dar uma olhada no painel e conhecer o espaço que pode ser usado para eventos, como coworking... No site delas tem tudo explicado. Confere lá.


E bora para a vida que ainda tem muita coisa boa para acontecer :)


Está precisando de ajuda com a gestão do seu negócio, com seus processos e a gestão financeira? Entra em contato e vamos conversar. Te espero.


Comments


bottom of page