top of page
Buscar
  • Foto do escritorCecilia Gomes

O que é Fluxo de Caixa?


imagem de um laptop com o título do artigo "o que é fluxo de caixa"

Na página sobre Fluxo Caixa do portal do SEBRAE, a primeira coisa posta é que conhecer o Fluxo de Caixa é tão fundamental que se diz ser “uma das obrigações” do empreendedor, e conhecer isso a fundo “deve ser um dos melhores amigos do empresário.”


O controle do Fluxo de Caixa é um dos principais instrumentos de Gestão Financeira Empresarial. É uma ferramenta que ajuda o empreendedor a fundamentar as decisões que toma, pois auxilia o controle da parte financeira através do acompanhamento de toda a movimentação de valores da empresa, sejam entradas ou saídas.


botão para download de planilha de fluxo de caixa

O que é?

Segundo o SEBRAE, “Fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro que mostra, detalhadamente, os valores que entram e saem de uma empresa e seu cálculo é feito a partir dos saldos existentes em contas bancárias e dinheiro disponível na empresa.”


Para que serve?

Conforme já foi dito, serve para controlar de maneira clara as finanças da sua empresa, e colaborar na tomada de decisões. As decisões sobre as quais estamos falando, passam por diversas esferas do seu negócio, como por exemplo, você garantir a capacidade de pagamento das suas obrigações, prever a possibilidade de investimentos, negociar prazos com fornecedores e clientes, remanejar valores para setores que precisam, contratar ou demitir funcionários, se planejar para sazonalidades específicas do seu ramo, entre outros.


Todo tipo de falha ou erro na previsão dos prazos de recebimentos ou dos pagamentos, poderá resultar na falta de dinheiro em caixa para o pagamento das principais contas da empresa (salários, aluguel, fornecedores, impostos). Ignorar o Fluxo de Caixa (ou simplesmente desconhecê-lo) acaba trazendo um descontrole financeiro. No fim das contas, perder o controle não é bom para área nenhuma.


Quem deve usar e quando?

A resposta é simples: todas as empresas, todos os dias. 


Qualquer tamanho ou tipo de empresa deve ter um Controle de Fluxo de Caixa (até na sua vida pessoal, um Controle de Fluxo de Caixa ajuda). Não há nenhum tipo de negócio, por menor que seja, que não realize alguma movimentação financeira mensal, ou seja, que receba algum dinheiro de clientes e/ou pague algumas contas. 


botão para download de planilha de fluxo de caixa

Quem pode ajudar?

Se você não tem tempo ou acha que não leva jeito para cuidar disso sozinho, você pode contratar uma pessoa que fique responsável pelo seu financeiro. Essa pessoa pode trabalhar dentro da sua empresa, ou pode ser um serviço terceirizado e customizado, que atenda às suas necessidades na medida certa. 


O mais importante é que seja uma pessoa realmente especializada, que possa não apenas preencher o Fluxo de Caixa, mas também possa, com sua experiência, ajudar você e sua empresa a detectarem problemas, cortarem custos desnecessários e tomarem decisões mais acertadas.


Seu fluxo de caixa anda redondo? Você consegue acompanhar o planejamento financeiro ou vive apagando incêndio? Quer saber como posso ajudar para que o planejamento financeiro da sua empresa funcione melhor? Entre em contato, clicando aqui.


bottom of page