top of page
Buscar
  • Foto do escritorCecilia Gomes

Será mesmo que a culpa é do financeiro?


imagem com título do artigo

Não faz sentido achar que a culpa é do financeiro. O Financeiro não é uma entidade que tem vontade própria e está determinada a fazer tudo para infernizar a vida de todos dentro de uma empresa.


Só que o Financeiro tem nas mãos dele um ativo que tem o poder de fazer uma empresa avançar ou parar: o Caixa.


Sim, é o caixa que vai determinar se você tem como pagar os compromissos assumidos e continuar assumindo outros que serão igualmente honrados no futuro. Sem uma gestão do caixa bem feita, qualquer negócio corre o risco de parar e morrer.


Para isso, é preciso que haja normas e procedimentos a serem seguidos e que costumam impactar o funcionamento das outras áreas.


Pode ser chato preencher ordens de compra, pegar aprovação de orçamento, esperar a virada de ciclo para fazer algum investimento ou contratação...?


Sim, claro, mas é fundamental que o caixa seja um balizador da tomada de decisão (prazos de pagamento mais curtos, prazos de recebimento mais longos, investimento em um novo maquinário, ajuste no valor dos benefícios dos colaboradores...).


Em um negócio bem gerido, não deve existir "vamos comprar e depois a gente vê como paga".


Em um negócio bem gerido, dinheiro da empresa é da empresa e não se mistura com o bolso dos donos.


Em um negócio bem gerido, o Financeiro (e aqui vou incluir também o Administrativo e o RH, já que essa foi a minha realidade enquanto diretora) é aliado dos demais departamentos e funciona como uma ferramenta para que suas operações andem de maneira suave. Não como uma barreira, mas como um facilitador.


O que o Financeiro quer é garantir a sustentabilidade do negócio do ponto de vista financeiro, o que significa continuar a ter caixa suficiente para manter o negócio funcionando e crescendo, dentro de normas e regras estabelecidas e legais que não coloquem a gestão da empresa em risco.


E, no fim das contas, todos queremos a mesma coisa, certo?

bottom of page